top of page

IFMSA-UFMT

Mais Informações
  • Facebook Social Icon

A International Federation of Medical Students Association (IFMSA) é a maior e mais representativa associação não governamental de estudantes de medicina, fundada na Dinamarca em 1951 e que, desde então, congrega associações de estudantes de medicina em mais de 100 países nos 6 continentes que desejam fazer a diferença. É ligada às agências mundiais ONU, UNICEF, OMS e UNESCO, e realiza atividades nos campos de Saúde Pública, Direitos Humanos, Educação Médica e Saúde Reprodutiva e AIDS, além de Intercâmbios clínico-cirúrgicos ou em pesquisa, em âmbito nacional ou internacional.

O Intercâmbio da IFMSA Brazil já existe há 22 anos e é dividido em Profissional (SCOPE), de Pesquisa (SCORE) e Nacional (SCONE). O intuito do Time de Intercâmbios é propiciar experiência cultural na prática médica para qualquer estudante de medicina, ou seja, não é necessário ser filiado à IFMSA Brazil para participar. Os programas duram entre 4 e 8 semanas, o que significa que o estudante não perde o ano letivo ao realizar o intercâmbio da IFMSA Brazil, e têm custo acessível, possibilitado através do apoio dos estudantes de medicina espalhados pelo mundo. O processo seletivo ocorre anualmente, incentivando e valorizando o crescimento acadêmico do aluno. Então, escolha um dos 98 países que realizam intercâmbio, explore o mundo e faça a diferença!

Durante o ano de 2016, o comitê IFMSA Brazil UFMT desenvolveu três grandes projetos de extensão, além de diversas campanhas pontuais. O projeto Atenção Integral a Grupos Sociais Vulneráveis, na área de Direitos Humanos, levou atendimento médico à população em situação de rua albergada nos abrigos municipais de Cuiabá, pesquisando as principais enfermidades que acometem esse grupo social, como pediculose, micoses e calosidades, além da prevalência de doenças sexualmente transmissíveis e transtornos mentais. Já o projeto Terceira Idade, no campo dos Direitos Humanos, trabalha com idosos institucionalizados e com idosos que frequentam 5 PSF da capital. A abordagem, além de incluir atividades recreativas, se utiliza de formas lúdicas para trabalhar temas pertinentes a educação em saúde voltada para as peculiaridades desse grupo populacional específico. Ademais, o projeto se preocupa também em analisar os níveis de de depressão e outros problemas de saúde mental. Por fim, o projeto For Life, na área de Educação Médica, capacitou acadêmicos de medicina em primeiros socorros, promovendo aulas sobre o atendimento ao politraumatizado, vítimas de afogamento, acidentes com animais peçonhentos, hemorragia, choque elétrico, entre outros.

Também faz parte das nossas atividades como ONG a abordagem pontual de temas com o intuito de promover a discussão, chamar atenção ou conscientizar a população sobre eles. Em 2014, por exemplo, o comitê local realizou a campanha “Vista essa camisa: doe órgãos e tecidos”, trazendo o hemocentro para realizar o cadastramento de doadores de medula óssea no Restaurante Universitário (RU). Em apenas um almoço, conseguimos 169 novos doadores de medula óssea cadastrados! Já em 2015, nossos projetos e campanhas renderam três publicações na MSI, a revista Medical Students International, e duas apresentações no 53º COBEM (Congresso Brasileiro de Educação Médica). Uma dessas apresentações foi sobre a nossa campanha de recepção para os calouros de 2015/1: o Hospital de Ursinhos. Em 2016, foram 3 trabalhos apresentados no 54º COBEM, 2 no WONCA e mais 1 publicado na MSI.

Por fim, duas vezes por ano, geralmente em abril e outubro, ocorre a Assembleia Geral da IFMSA Brazil. Esse encontro reúne acadêmicos de medicina filiados à IFMSA Brazil por todo o país para discutir temas atuais dentro dos campos de atuação da ONG, trocar ideias sobre projetos, campanhas e eventos realizados por outros comitês, deliberar sobre assuntos internos e socializar nas festas do evento!

© 2016 Orgulhosamente criado pela gestão Bom Prognóstico

bottom of page